É preciso enfatizar ao máximo a Segurança e Saúde do Trabalho

É preciso enfatizar ao máximo a Segurança e Saúde do Trabalho

Sabe por quê?

Porque se a segurança for pensada de forma preventiva no ambiente de trabalho, muito mais difícil será evoluir para casos que gerem riscos ou prejuízos à saúde dos empregados.

Existe a tendência de resolver problemas de segurança e acidentes no trabalho buscando sempre um responsável, e sobre as implicações que isto pode ter, mas, na verdade, se esta for sempre a atitude tomada, o risco voltará a ocorrer.

A necessidade real mora na mudança de cultura. Buscar culpados e gerar punições pode até corrigir (ou tentar) um fato já ocorrido, mas não necessariamente evita que outros venham a ocorrer. É mais prudente e eficaz criar uma cultura que gere em todos os envolvidos (atenção às regras de SST), gerando uma noção verdadeira do que pode ser risco à segurança e à saúde no ambiente laboral, do que simplesmente punir cada responsável quando algo indesejado acontecer.

É uma mudança importante e difícil. A sociedade, em geral, não está habituada à cultura pró-segurança, pró-prevenção. Veja-se o exemplo do trânsito: quantas leis há para pedir comedimento na velocidade, em manobras arriscadas, proibições, punições, multas… E, mesmo assim, todos os anos o Brasil perde em torno de 40 mil vidas em acidentes de trânsito, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Ou seja: as regras existem, as leis existem, mas também existe o descumprimento, a imprudência. E, se nas ruas e estradas ser imprudente pode causar graves danos, no ambiente de trabalho não é diferente. Por isso, se preocupar com a segurança do trabalho é, antes de tudo, o passo principal para evitar preocupações com a saúde dos funcionários no curto, médio e longo prazo.

Tenhamos em mente que, quando uma norma de segurança é criada, geralmente vem para evitar que novos acidentes daquela mesma natureza ocorram. Ou seja: um acidente já ocorreu, e a regra é criada para tentar impedir que volte a acontecer.

Em uma visão preventiva, isto muda. Olhar para as normas de segurança, para o que prevê a legislação trabalhista em termos de SST, como um recurso para proteger a integridade física, a saúde dos trabalhadores, e não como um custo ou um ônus de qualquer natureza, é melhorar a cultura empresarial no sentido de garantir produtividade, eficiência e, o mais importante de tudo, proteção à vida humana.

Não à toa, as empresas mais lucrativas do mundo também são as mais seguras. Isto porque, entre outros quesitos, podemos avaliar a taxa de custo atribuída à previdência social chamada Fator Acidentário de Prevenção, ou FAP, na qual o valor é menor para as companhias que investem em programas, medidas de segurança e prevenção de acidentes.

No âmbito do FAP, quem oferece condições seguras de trabalho aos colaboradores pode conseguir desconto da taxa à metade. O contrário também ocorre: organizações que não deem atenção à SST podem acabar pagando o dobro. Sem falar, é claro, na ocorrência de acidentes, que podem ser muito, muito mais caros aos cofres da empresa.

Lembre-se: Punição não é a solução: prevenção é.

Enquanto a punição “maquia” o problema, vindo quando o problema já ocorreu, uma cultura preventiva ajuda a fazer com que o incidente não ocorra. E há, à disposição dos empregadores, programas voltados a melhorar a cultura de prevenção de acidentes, principalmente se aplicados em âmbito maior – nacional, por exemplo.

Valorizar a vida, criar mecanismos que pensem o trabalho de forma a protege-la, é o melhor caminho.

 

Entre em contato conosco!

Telefone: (55) 9.9626-7592

E-mail: [email protected]

Fonte: Marketing RSData
Publicado por: L. A Serviços de Segurança do Trabalho